ÁGUA ENTRA NOS BAIRROS ALVORADA, CENTRO E IPE EM GUAÍBA
- lopesnelsoneld
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Por Nelson Goulart
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o evento climático se deu por conta do vento e o órgão está monitorando a situação

No final da tarde do último domingo de junho dia 29, trouxe para alguns moradores da cidade de Guaíba na região metropolitana de Porto Alegre a tona um filme que eles não gostariam de novo de rever e muito menos participar dele. Quando ás aguas saem do rio e entram nas residências.
Novamente a rua João Pessoa, na bera na região central, foi tomada pela água, assim como os bairros, Alvorada e Ipê. E de acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alex Trindade, o evento avançado se deu por conta da contribuição do vento Sul Oeste “Represou a água do rio, e jogou em forma de onda para cima da cidade, no calçadão da bera, e avançando bastante na rua 3 no Ipê e na Marcilio Dias, em Alvorada. “Disse Alex.
Que ainda ressaltou que a cabeceira do rio teve contribuição grande das chuvas. E ela demora para chegar na região pois vem de outros locais (tendência do Pico ser na Quarta feira 2) e se forma uma quantidade grande em Porto Alegre o que gera uma dificuldade de descer e seguir seu curso
“O que aconteceu em Guaíba, foi em função da chuva local e pelo vento que represou. Para o longo da semana teremos um aumento do nível e quando chegar principalmente ás aguas do Caí teremos um aumento do nível do Guaíba. Isto é algo que estamos monitorando.” Afirmou o coordenador.
Que ainda tranquilizou os moradores de Santa Rita e Cohab que no ano passado sofreram com as cheias e foram pegos de surpresa. “Em relação a Cohab Santa Ria, nós estamos sempre monitorando esta região constantemente e a situação está controlada é bem diferente do que tivemos em maio de 2024. É mais tranquila. Não há expectativa de que haja um evento nem parecido do que teve em 2024”, completou Alex.
O nível do Guaíba pela manhã desta segunda feira media 3,33M descendo 03 cm por hora. No domingo no mesmo horário o nível estava em 3.06m ou seja, subiu 27 cm em 24 horas.
#chuva #chuvasnors #chuvars #enchente #alagamentos #guaiba #rioguaiba #lagoguaiba #guaibars #defesacivil #defesacivilguaiba #tempo #clima #junho #inverno #inverno2025 #nelsongoulart #canalng #news #jornalismo #jornalismoonline #ipe #santarita #cohab
Comments