HÁ 26 ANOS ATRÁS ELDORADO SE DESPEDIA DE UM PAI, CÔNEGO EUGÊNIO MESS
- lopesnelsoneld
- 5 de jul.
- 2 min de leitura
Por Nelson Goulart
Passado mais de duas décadas e meia moradores da cidade nunca esqueceram o Padre, que tem uma escola em sua homenagem no município

Para muitos o dia 05 de julho de cada ano, é mais um dia normal! Mais um no calendário. No entanto, para os moradores de Eldorado do Sul RS, é um dia que a saudade e as boas lembranças se misturam e ficam mais fortes e vivas na mente e coração de cada um que já passou da casa dos 30 anos.
Isso porque, nesta data em 1999, numa segunda feira, o nosso primeiro pároco, nos deixava para voltar para casa do Pai. Após sofrer um infarto fulminante no aeroporto de Guarulhos em São Paulo.
E o município chorava a dor de perder não só um Sacerdote, e sim, um Pai, pois, ele foi isto para a cidade do Ouro, um pai que cuidou de cada um desde o dia 28 de janeiro de 1990, quando aqui chegou e tomou posse da paróquia e começou a cuidar e apascentar parte do rebanho.
Passados 26 anos de sua partida, o nosso Padre, o nosso Pai, o nosso velhinho como era chamado carinhosamente nunca foste esquecido ele vive em cada lembrança, cada foto de um batizado, primeira eucaristia, lá está ele sorridente.
Para as crianças da década de 90, hoje adultos com famílias, ou que seguiram os passos do amado presbítero se ordenando Padres e levam seu exemplo de pastor. Não esquecem das famosas e deliciosas balas mocinho que ele dava ao chegar na igreja acompanhado de um abraço cheio de ternura.
E portanto, neste dia em que celebramos mais um ano sem sua presença física, agradecemos por termos tido o privilégio de ter convivido com ele, aprendido algo com sua sabedoria. E lá de cima, ele vem nos cuidando, intercedendo por nós como um bom pai.
E nos daqui seguimos com nossas recordações, porque cônego Eugênio Mess, sempre será lembrado por toda cidade que o ama eternamente.
Pois, quem não o conheceu saberá de sua importância para Eldorado, ao passar em frente à Escola que leva seu nome, ao ver a banda da mesma, ir no bairro Itaí e perceber uma rua em sua homenagem ou ir numa festa ou evento no salão paroquial no centro que também se chama Cônego Eugenio Mess;
Comments