EDUARDO LEITE ANUNCIA REFORMA NO COLÉGIO JULINHO EM PORTO ALEGRE
- lopesnelsoneld
- 18 de fev.
- 2 min de leitura
Por Nelson Goulart

O Governador Eduardo Leite, anunciou nesta terça feira 18 de fevereiro de 2025, que o colégio Júlio de Castilhos, conhecida como Julinho irá passar por uma reforma completa “Assinamos hoje a ordem de início de obras com um investimento de R$ 3 milhões do Estado para uma recuperação geral da escola, que está prestes a completar 125 anos e é um espaço icônico da educação gaúcha” disse Leite.
O Julinho desde 1958, funciona em um prédio no bairro Santana, na capital dos gaúchos e foi contemplada com intervenções pilares, paredes, esquadrias, telhado e rede elétrica. A benfeitoria segundo o governador veio através de uma contratação simplificada para dar mais agilidades nas obras nas escolas do Estado.
“Mais de 70 escolas estão sendo reformadas neste mesmo formato, e pelo menos outras 200 estão em processo de contratação nesta modalidade que vai nos permitir avançar muito na melhoria da infraestrutura das escolas do RS.” Completou Eduardo.
O COLÉGIO:

Fundado em 23 de março de 1900 como Gymnasio do Rio Grande do Sul, a escola era originalmente vinculada à Faculdade de Engenharia, curso precursor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois de mudar de nome para Instituto Gymnasial do Rio Grande do Sul e Instituto Gymnasial Júlio de Castilhos, o colégio ganhou sua primeira sede própria, um imponente prédio na avenida João Pessoa, onde hoje está a Faculdade de Economia da UFRGS.
Chamou-se, ainda, Ginásio Júlio de Castilhos, até receber a atual denominação em 1942. Nove anos mais tarde, em 16 de novembro de 1951, um incêndio destruiu o prédio da escola. De maneira improvisada, ela passou a funcionar no Arquivo Público do Estado até a inauguração da atual sede, em 29 de junho de 1958. O projeto foi concebido pelos arquitetos Demétrio e Enilda Ribeiro.
O movimento estudantil sempre foi atuante na escola, que teve alunos como Leonel Brizola, Ibsen Pinheiro e Paulo Brossard. Originou, em 1947, o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e, em 1979, o primeiro grupo de ecologia ligado a uma escola do Rio Grande do Sul.
Comments