top of page

DIQUE DE ELDORADO DO SUL “SERÃO TRÊS CANAIS DE BOMBAS” DIZ SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

  • Foto do escritor: NELSON GOULART
    NELSON GOULART
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de fev.

Por Nelson Goulart

ree

Há 18 anos atrás em 2007, aconteceu nos bairros Cidade Verde e Vila da Paz em Eldorado do Sul, Região metropolitana de Porto Alegre, uma enchente que levou os moradores a deixarem suas residências por alguns dias. Depois deste fenômeno natural, a palavra Dique começou a ser pronunciada na cidade.

Após isso, o município voltou a sofrer em 2015, 2016, 2023 e 2024 com as cheias e novamente se ouve falar em Dique e parece que agora saiu do papel.  De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rogério Munhoz, está sendo feito um nova análise das cotas, pois o antigo estudo trabalhava em cima da enchente de 1941 e a de maio de 2024, superou a de 84 anos atrás. Então, o levantamento é para saber o quanto mais deverá ser protegido.  No entanto, já se sabe como será feito.

“Na parte da Cidade Verde, da BR, até o final da Vila da Paz, será muro de contenção e após isso é levantamento de terra. Vai ter macrodrenagem, que os canais grandes vão liberar neste canal e levar para um piscinão que será bombeado para fora. Serão três canais de bombas”. Disse o gestor da pasta.

Que afirmou que a população com este recurso estará segura “Estamos falando de uma enchente de 2024, que esperamos não acontecer mais, pode ocorrer o que teve em canoas, que ela passou por cima, mas não é esta nossa intenção”. Ressaltou Munhoz.

Que ainda disse, que os bairros Itaí, Sol Nascente e Sans Souci, não entrarão neste primeiro momento neste estudo, porque foi a primeira vez, que toda localidade sofreu com os alagamentos, porém vai entrar na pesquisa que o Governo Federal vai fazer para Guaíba.

 

 


ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE ELDORADO DO SUL RS


 
 
 

Comments


bottom of page